Peixes e frutos do mar contaminados com metais pesados e quais malefícios para a saúde humana
Peixes e frutos do mar contaminados com metais pesados e seus malefícios para a saúde humana
A aquacultura ou aquicultura é a prática do cultivo de seres cujo ciclo de vida se dá total ou parcialmente em meio aquático. Essa forma de cultivo é praticada pelo ser humano desde a antiguidade.Apesar de todo benefício da carne de peixe e outros frutos do mar, estes seres aquáticos estão sujeitos à exposição por contaminantes tóxicos presentes nas águas naturalmente ou através de ação antropogênica.
A indústria frequentemente lança os resíduos de metais pesados no ambiente sem nenhum tratamento. Isso leva a uma contaminação de todo o ecossistema ao redor das fábricas. Frequentemente, esses ambientes também produzem alimentos para o consumo humano, o que pode levar ao envenenamento das populações humanas.Os peixes são a principal preocupação, pois podem possuir enormes quantidades de metais pesados devido à bioacumulação.
A cada avanço na cadeia alimentar, o peixe seguinte está mais contaminado, uma vez que terá se alimentado de vários organismos também contaminados.
Em muitas regiões Brasil à fora já foram encontrados peixes contaminados por metais pesados, um exemplo que podemos citar de acordo com pesquisas é a Baía de Sepetiba.
Os metais pesados prejudicam a saúde humana pois podem provocar stress oxidativo celular (Cd, Cr, Pb e As), lesões neurológicas (Pb e Hg), lesões ao nível do DNA (As, Cr e Cb), alterações no metabolismo da glicose (As) ou do cálcio (Cd e Pb), e também podem interferir com alguns elementos essenciais (Cd e Hg).Segundo alguns estudos epidemiológicos acerca da exposição ambiental e ocupacional aos metais, esta pode estar relacionada com o aparecimento de várias doenças a nível do sistema pulmonar, imunológico, neurológico, renal, endócrino, cardiovascular e reprodutor.
Arsênio sintomas:
Como todos os metais pesados, há uma diferença entre o envenenamento agudo e o crônico.
Se a exposição ocorrer durante um curto período de tempo (quadro agudo), os sintomas podem incluir vômitos, dor abdominal, encefalopatia e diarreia aquosa sanguinolenta. Nesse caso, é necessário consumir uma quantidade muito grande da substância.
Por outro lado, a exposição prolongada(quadro crônico) pode resultar no espessamento e no escurecimento da pele, dores abdominais, diarreia, cardiopatias, dormência e câncer.
Mercúrio sintomas:
Uma vez absorvido, o mercúrio é passado ao sangue e às células podendo interferir no metabolismo e função celular pela sua capacidade de inativar enzimas e exercendo propriedades cáusticas.Os sintomas incluem: aspecto cinza escuro na boca e faringe, dor intensa, vômitos, sangramento gengival, sabor metálico na boca, sensação de ardor no trato digestivo, diarréia grave ou sanguinolenta, estomatite, glossite, nefrose, caquexia, anemia, hipertensão, possibilidade de alteração cromossômica. Pode ainda causar danos ao sistema nervoso (déficit de atenção com hipertividade, depressão, insônia, transtorno bipolar, doenças neurodegenerativas), ao fígado (câncer de fígado, diminuição na capacidade de metabolização substâncias, hepatite), ossos (osteoporose), alterações hormonais (obesidade, menopausa precoce, falência tireoideana, falência adrenal).
Chumbo sintomas:
No envenenamento agudo, os sinais neurológicos típicos são dor, fraqueza muscular, dormência e formigamento e, raramente, sintomas associados à inflamação do cérebro.Outros sintomas comuns são dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia e constipação. Na boca, surge um dos primeiros sintomas identificáveis: o gosto metálico.Além disso, a absorção de grandes quantidades de chumbo durante um curto período de tempo pode causar choque hipovolêmico (quantidade de líquido insuficiente no sistema circulatório devido à perda de água do trato gastrointestinal).Uma outra consequência grave é a hemólise, que pode causar anemia e hemoglobina na urina. Também, as pessoas que sobrevivem ao envenenamento agudo costumam apresentar sintomas de intoxicação crônica com o passar dos anos.Já o envenenamento crônico geralmente apresenta sintomas que afetam múltiplos sistemas, mas está associado a 3 principais: o gastrointestinal, o neuromuscular e o nervoso central.Os sinais de exposição crônica incluem perda da memória de curto prazo e da concentração, depressão, náusea, dor abdominal, perda de coordenação, dormência e formigamento nas extremidades.Fadiga, insônia, dores de cabeça, estupor, fala arrastada e anemia também são encontrados frequentemente no plumbismo crônico.
Em alguns casos, um sinal mais aparente pode surgir: uma linha azul ao longo da gengiva com borda negra azulada no limite com os dentes. Ela é conhecida como linha de Burton.
Cádmio sintomas:
Os sintomas dependem da forma de contato com o metal, a dosagem e a duração da exposição:
- Inalação aguda: Dor pleurítica no peito, dispneia, cianose, febre, taquicardia e náusea
- Ingestão aguda: cólicas abdominais, diarreia, salivação, náusea grave e vômitos
- Exposição crônica: doença pulmonar obstrutiva crônica (somente inalação), insuficiência renal crônica, pedras nos rins,dano hepático (raro), câncer de pulmão, osteomalacia e, possivelmente, hipertensão, câncer de próstata e proteinúria.
Solução:
Não tem
cozimento que elimine metais pesados,para tentar amenizar contaminação pela alimentação de peixes e frutos do mar deve-se tentar saber a procedência do alimento que está indo para sua mesa.
Se vem de um lugar poluído, fuja.
Não tem
cozimento que elimine metais pesados,para tentar amenizar contaminação pela alimentação de peixes e frutos do mar deve-se tentar saber a procedência do alimento que está indo para sua mesa.
Se vem de um lugar poluído, fuja.
Referências:
https://oglobo.globo.com/rio/despejo-de-metais-pesados-pesca-predatoria-falta-de-fiscalizacao-sao-rotina-na-baia-de-sepetiba-15470529
http://www.faperj.br/?id=2946.2.0
www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-34132015000400002
http://www.faperj.br/?id=1220.2.5
https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1074435/avaliacao-de-metais-pesados-em-pescado-da-baia-de-sepetiba-rio-de-janeiro
Comentários
Postar um comentário