MEDICAMENTOS QUE CORTAM O EFEITO DO ANTICONCEPCIONAL E TALVEZ VOCÊ NEM SAIBA

MEDICAMENTOS QUE CORTAM O EFEITO DO ANTICONCEPCIONAL E TALVEZ VOCÊ NEM SAIBA


Hoje estou aqui para falar sobre um assunto que uma grande parcela da população não tem conhecimento sobre este fato e é extremamente importante passar a todos essa informação.
Alguns medicamentos tem a propriedade de cortar o efeito do anticoncepcional oral, o que pode gerar uma gravidez inesperada.
Um fator de influência na ação dos anticoncepcionais orais são as interações medicamentosas.
Interações medicamentosas são modificações nos efeitos dos fármacos decorrentes do uso recente ou concomitante (ao mesmo tempo) de outro fármaco ou fármacos (interações fármaco-fármacos — Interações droga-nutrientes) ingestão de alimentos (interações fármaco-nutriente —  Algumas interações possíveis entre suplementos alimentares e drogas) ou ingestão de suplementos dietéticos (interações suplemento-fármaco).
 Interações medicamentosas podem ocorrer tanto no sentido de potencializar (sinergismo) quanto de inibir (antagonismo) a ação de medicamento, existe uma grande quantidade de fármacos capazes de provocar a diminuição da eficácia contraceptiva, podem-se citar vários antibióticos como amoxicilina, eritromicina, penicilina, ripamficina e tetraciclinas, os quais provocam alterações na absorção intestinal dos anticoncepcionais orais. Fármacos como carbamazepina, fenitoina, fenobarbital e eprimidona aumentam o metabolismo dos esteroides, reduzindo também sua eficácia. É necessária uma rigorosa avaliação da paciente pelo médico para analisar as condições de saúde e então avaliar os riscos e benefícios quanto ao uso dos anticoncepcionais hormonais orais.




 Fatores responsáveis pela perda da eficácia contraceptiva:  


Uso incorreto - o esquecimento de tomar a "pílula" e as variações em seu horário de ingestão podem determinar quedas dos níveis plasmáticos de estrógeno e progesterona.
Vômitos e diarréia - podem diminuir o tempo de permanência do medicamento no tubo gastrintestinal, diminuindo sua absorção. Doença de Crohn também pode ajudar diminuir a absorção do anticoncepcional pelo organismo.

Interação com outras drogas - alguns medicamentos, como anticonvulsivantes e antimicrobianos, interferem com a metabolização dos CO, reduzindo os níveis plasmáticos hormonais. 


  ANTIBIÓTICOS QUE ADMINISTRADOS COM ANTICONCEPCIONAL PODEM DIMINUIR A EFICÁCIA CONTRACEPTIVA
  • Amoxicilina
  • Eritromicina
  • Penicilina
  • Ripamficina
  • Tetraciclinas


OUTROS MEDICAMENTOS QUE PODEM DIMINUIR A EFICÁCIA CONTRACEPTIVA

  • Carbamazepina
  • Fenitoina
  • Fenobarbital
  • Eprimidona
  •  Levotiroxina sódica 
  • Corticosteroides

INTERAÇÃO  ENTRE ANTICONCEPCIONAIS E FITOTERÁPICOS

 Fitoterápicos são medicamentos obtidos a partir de plantas medicinais. Eles são obtidos empregando-se exclusivamente derivados de droga vegetal (extrato, tintura, óleo, cera, exsudato, suco, e outros). Os fitoterápicos, assim como todos os medicamentos, devem oferecer garantia de qualidade, ter efeitos terapêuticos comprovados, composição padronizada e segurança de uso para a população. 


FITOTERÁPICOS QUE INTERAGEM COM ANTICONCEPCIONAL

  • Saw Palmetto 
  • Erva de São João 
  • Cimicífuga 
INTERAÇÃO ENTRE DERIVADOS DO ÁCIDO RETINÓICO E ANTICONCEPCIONAIS


  • Isotretinoina
  • Acitretina
  • Tretinoina

CONCLUSÃO




A contracepção é importante pois permite o exercício da sexualidade, porém, prevenindo, a gravidez não planejada. Existem diversos métodos contraceptivos mas, ao escolher a pílula a mulher deve estar ciente dos seus riscos e cabe aos profissionais da saúde, como médicos e farmacêuticos, conscientizar a população que faz uso dessa medicação das suas interações com outros fármacos, a fim de evitar efeitos indesejados. 
Fique atento à interação medicamentosa .
Consulte seu médico pra saber mais sobre o que é certo e o tratamento mais seguro e eficaz para seu caso, para evitar uma gravidez indesejada.








Referência:


http://revista.oswaldocruz.br/Content/pdf/Edicao_9_Luma_Silva.pdf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peixes e frutos do mar contaminados com metais pesados e quais malefícios para a saúde humana

Tuberculose Cutânea

Tabagismo